SOBRE
A cidade de João Pessoa está localizada na porção mais oriental do território brasileiro, sendo conhecida pelo apelido de Porta do Sol. Situada na costa do oceano Atlântico, justamente no ponto extremo oriental do nosso país, chamado de Ponta do Seixas.
É a capital do estado da Paraíba e é também considerada a terceira capital mais antiga do Brasil
Nascida de costas para o mar, ao contrário das demais capitais do país João Pessoa foi fundada no dia 5 de agosto de 1585, pelos colonizadores portugueses. Foi chamada de “Cidade Real de Nossa Senhora das Neves”, e suas primeiras edificações foram às margens do Rio Sanhauá, um afluente do Rio Paraíba, hoje conhecido como Porto do Capim, localizado no bairro do Varadouro.
A população municipal é de cerca de 800 mil habitantes, que estão distribuídos em uma pequena extensão territorial. Os setores mais fortes da economia Pessoense são o comércio e o turismo. A cidade conta, ainda, com uma boa oferta de equipamentos e serviços públicos. O município é governado pela lógica de divisão de Três Poderes.
A cidade de João Pessoa é muito rica e diversa culturalmente, em razão da sua formação populacional, marcada por influências indígena, africana e europeia.
OCUPAÇÃO URBANA
João Pessoa, nos seus primórdios, dividiu-se entre cidade baixa e alta. A expansão urbana ocupou a antiga área rural. A partir da segunda metade dos anos 1960, com a ocupação da orla marítima, a economia dos locais mais antigos da capital perdeu um pouco de sua importância de outrora. No que diz respeito à arquitetura, os bairros centrais comportam a maior parte das áreas que são objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio.
A capital paraibana tem um litoral de aproximadamente 24 quilômetros de extensão, divididos em nove praias de águas mornas e tranquilas.
São elas: Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacarapé, Praia do Sol e Barra de Gramame. João Pessoa faz limite, ao norte, com Cabedelo, que possui atrativos turísticos como o pôr do sol do Jacaré, e ao sul com o Conde, que tem como destaque, as praias de Coqueirinho e Tambaba.
João Pessoa também é conhecida como uma das capitais brasileiras com melhor qualidade de vida, pela grande área verde e por seus espaços para o lazer. Tanto na orla, quanto nos bairros, há áreas para caminhada e prática de esportes. A orla é fechada todos os entre 05:00 e 08:00 da manhã para a prática de esportes. Grande parte das praças da cidade também conta com equipamentos de ginástica. Além disso, os ciclistas têm à disposição, várias ciclovias e ciclo faixas.
INFRAESTRUTURA URBANA
O território municipal de João Pessoa possui uma infraestrutura moderna, com destaque para os equipamentos de transporte e para a qualidade ambiental urbana. A cidade tem uma ampla rede de transporte público para atendimento da população. Ademais, é uma referência na consolidação das ciclovias como modal de transporte urbano, tendo, inclusive, um sistema de bicicletas municipais.
As maiores estruturas de transporte locais encontram-se na região metropolitana de João Pessoa, sendo mais precisamente o Porto de Cabedelo, situado na cidade de mesmo nome, e o Aeroporto Internacional José Castro Pinto, localizado no município de Santa Rita.
No que toca à parte ambiental, a cidade é referência em arborização urbana, sendo considerada uma das cidades mais “verdes” do Brasil.
Em termos de cobertura de serviços para a população, João Pessoa possui uma abrangente rede de acesso à energia e de telecomunicações. O município detém, além disso, os principais centros de saúde e educação do estado da Paraíba.
A cidade é considerada uma referência em serviços de informática. A cidade de João Pessoa está dividida administrativamente em 65 bairros, que estão agrupados em quatro grandes regiões (norte, sul, leste e oeste).
GEOGRAFIA DE JOÃO PESSOA
O município de João Pessoa se encontra no Nordeste do país, às margens do Oceano Atlântico, no litoral do Estado da Paraíba. A cidade é rodeada por zonas naturais, parques, jardins, reservas de Mata Atlântica e um extenso litoral repleto de belíssimas praias protegidas por coqueiros. É conhecida também pela boa infraestrutura hoteleira, restaurantes e hospitalidade.
Considerada uma das cidades mais bonitas do Brasil, possui maravilhoso Centro Histórico, visitado durante todo o ano por milhares de turistas.
DADOS GERAIS DE JOÃO PESSOA
Localização
- País: Brasil
- Unidade federativa: Paraíba
- Região intermediária: João Pessoa
- Região imediata: João Pessoa
- Região metropolitana: Região Metropolitana de João Pessoa
- Municípios limítrofes: Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita.
Geografia
- Área total: 210.044 quilômetros quadrados
- População total: 817.511 habitantes
- Densidade demográfica: 3421,28 habitantes/quilômetro quadrado
- Gentílico: pessoense
- Clima: Tropical
- Altitude: 40 metros
- Fuso horário: UTC -3
Histórico
Fundação: 5 de agosto de 1585
Geografia de João Pessoa
A cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, situa-se na costa atlântica do nordeste do Brasil. O município está localizado no ponto mais oriental do país, chamado de Ponta do Seixas. Essa característica geográfica resultou em um dos apelidos da cidade, Porta do Sol.
Em termos geomorfológicos, João Pessoa está situada em uma zona característica de planícies costeiras, marcada pela baixa altitude típica de relevos planos. O território da cidade é banhado por 12 cursos de água de maior grandeza, com destaque para os rios Jaguaribe, Sanhauá, Mumbaba-Gramame e Marés. O rio Jaguaribe é o principal da cidade, sendo um importante afluente da bacia do rio Paraíba, que banha o território paraibano.
O clima pessoense é tipicamente tropical, marcado pelas altas temperaturas e umidade. A maritimidade, em razão da influência da umidade proveniente do oceano, é o fenômeno que atua na caracterização do clima local, mais úmido que a maior parte do território paraibano.
A vegetação de João Pessoa é formada por mangues, restingas e resquícios de Mata Atlântica. Esta última, inclusive, conta com duas áreas de preservação no município: o Parque Arruda Câmara e a Mata do Buraquinho.